Escolha da localização, investimento necessário, legislação e como conseguir os primeiros clientes para seu pet shop
Você sabia que aqui no Brasil existe mais animais do que crianças? O pet shop se mostrou um dos negócios mais lucrativos dos últimos tempos, crescendo inclusive na crise.
Trata-se de um pequeno a médio investimento com um potencial de lucro altíssimo se bem administrado.
Mas cuidado, uma pesquisa realizada em 1731 empresários falidos em diversos tipos de negócios foi perguntado à eles. Qual foi a principal causa do fechamento da sua empresa?
49% dos empresários responderam – falta de planejamento.
Então não importa quando você vai montar seu pet shop daqui um mês, três ou um ano se você quer aumentar suas chances de sucesso deve fazer um planejamento antes de começar seu pet shop.
O plano deve conter toda a parte financeira do pet shop como investimento, compra de equipamentos, expectativas de despesas mensais e quanto você precisa vender para ter lucro.
Segundo o SEBRAE em pesquisa realizada pelo IBGE em 2018, o Brasil possui mais de 132 milhões de animais de estimação, ocupando a segunda posição mundial. Por trás, destes pets estão seus donos ávios por novidades para agradar seus bichinhos, e o resultado é um mercado aquecido e com expectativa de excelentes faturamentos por vários anos.
Conforme o tamanho do pet shop, talvez seja interessante detalhar também a parte operacional como processos de vendas, de compras, banho e tosa, e definir as funções dos funcionários.
Também é fundamental estabelecer o marketing, pois é ele que vai trazer clientes para o pet shop.
LOCALIZAÇÃO E PONTO COMERCIAL
Um ponto comercial que almeje o sucesso precisa buscar e entregar os animais, hoje pouquíssimos donos estão dispostos a levar e buscar os bichinhos até o pet shop. Boas localizações incluem trânsito de pessoas, avenidas de ligação entre bairros, avenidas principais próximas a condomínios e regiões com muitos prédios residenciais.
Quanto ao ponto comercial deve-se priorizar em um local fácil de higienizar, que não seja afastado, a ponto de perder tempo de deslocamento e com espaço para expandir os serviços caso deseje futuramente.
AMBIENTE DO PET SHOP
– Pisos e paredes devem ser revestidos por material lavável e impermeável
– Sala separada para banho e tosa
– Sala para atendimento clínico
– Uma instalação para abrigar os animais
– Um local para deixar os animais para venda e doação
O ambiente geral deve ser limpo, organizado, com boa iluminação e ventilado, não podendo apresentar odores de urina e fezes.
BANHO E TOSA
O ambiente deve ser limpo, arejado e bem iluminado, sem acúmulo de pelos.
Pentes, escovas, tesouras e máquinas para tosa devem apresentar bom aspecto de conservação e limpeza (sem resíduos de pelos) e lavados a cada uso.
Nas embalagens de shampoos e outros produtos cosméticos devem constar a indicação de uso para cada espécie animal.
O serviço deve ser realizado por profissionais devidamente habilitados e treinados para tal função.
COMÉRCIO DE ANIMAIS
De acordo com a resolução 1069 de 2014 “os animais não devem estarem presos em gaiolas ou expostos a situação de estresse”, o estabelecimento deve oferecer alojamento adequado e individual para os animais, respeitando-se a espécie e porte de cada um.
Para resguardar seu bem-estar os animais devem ficar expostos por um período máximo de 6 horas e de forma a não permitir o contato com os frequentadores do estabelecimento.
Cães e gatos devem ser esterilizados cirurgicamente (castrados)e vacinados.
Animais silvestres e exóticos devem obedecer às normas de exposição já descritas e apresentar a autorização do IBAMA, bem como a documentação relativa ao criador.
FUNCIONÁRIOS
Um pet shop pequeno precisa de três pessoas, duas para banho e tosa e uma para atender os clientes e vender os produtos, agora se você necessita economizar pode-se iniciar com dois colaboradores no total ambos fazendo banho e tosa, nesse caso a recepção ficará sem atendente. Para facilitar você pode colocar uma campainha com sensor de movimento para avisar quando um cliente chegar.
O pet shop deverá cumprir as regras de acordo com a resolução 1069 de 2014 do conselho federal de medicina veterinária, um dos pontos que merecem destaque é que os funcionários responsáveis pelo banho e tosa devem ter curso na área de animais.
QUANTO CUSTA PRA MONTAR UM PET SHOP
O valor para montar um pet shop pode variar de acordo com a estrutura, tamanho, serviços oferecidos, estoque inicial, capital de giro, dentre outros fatores.
Para calcular o valor com maior exatidão é preciso considerar as características do seu pet shop e fazer um plano financeiro, por isso trouxemos apenas uma estimativa.
ESTRUTURA DO PET SHOP
Os pet shops são estabelecimentos destinados ao comercio de animais e produtos de uso veterinário (rações, sabonetes, shampoos, coleiras, comedouros, casinhas, cestos, soprador, secador, máquina de tosa, lâminas, mesa de tosa, faca de stripping, banheira cercados, potes, brinquedos, entre outros.
Podem prestar serviços de banho e tosa de animais domésticos e ainda dispor de consultório ou clínica veterinária.
O maior gasto é com a estrutura inicial será preciso compra equipamentos profissionais de banho e tosa.
Assim um pet shop de pequeno porte investe em média 15 a 17 mil reais em estrutura e estoque inicial básico, caso trabalhe exclusivamente com banho e tosa sem a venda de rações, brinquedos e roupinhas o valor médio varia entre 7 e 10 mil reais
CAPITAL DE GIRO DO PET SHOP
O capital de giro depende do prazo de entrega dos seus fornecedores, prazo de recebimento dos pagamentos e despesas mensais e caixa mínimo. Em nossa analise a estimativa que chegamos de capital de giro mínimo para abrir o pet shop varia entre 4 a 6 mil reais.
Importante nesse cálculo não está a locação ou compra de um ponto comercial ou reparos ou eventuais adaptações no ponto comercial, esses números são estimativas e você não deve investir seu dinheiro nelas, para ter segurança é preciso ter seu próprio plano financeiro.
FATURAMENTO
O Faturamento bruto dependerá do preço cobrado pelos serviços, margem de ganho, custos e quantidade de clientes. Na média geral um pet shop pequeno fatura bruto entre 10 e 13 mil reais com banho e tosa, se vender produtos pode atingir me média 16 a 20 mil reais.
MARGEM DE LUCRO LÍQUIDO
A margem de lucro líquido do pet shop somente com banho e tosa varia entre 25 e 30% já com a venda de produtos o percentual cai um pouco entre 22 e 25%. Com base nesses dados estima-se que um pet shop simples e pequeno tem o Lucro líquido entre 3 e 5 mil reais somente com banho e tosa, quando somados aos serviços a venda dos produtos alcança entre 6 e 9 mil reais, lembre-se que esses dados são estimativas.
Para ter um pet shop de sucesso você deve cuidar muito bem dos animais, essa é a maior preocupação dos clientes, no momento da tosa redobre os cuidados para não machucar os animaizinhos, é comum donos reclamando de pet shops que ao fazer a tosa acabam machucando o animal, esse é um dos principais fatores que fazem o cliente deixar de ir ao mesmo pet shop
COMO CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES
Para conquistar os primeiros clientes e manter uma rotina de prospecção o foco deve estar nas estratégicas de marketing, as formas de divulgar que melhor funcionam para este tipo de negócio são: panfletagem em pontos estratégicos como portarias de prédios e condomínios, publicar promoções em grupos locais no facebook, programa de indicações, e visitar a vizinhança e contar que agora eles têm um pet shop na região.
CONTRATAÇÃO DE CONTABILIDADE
É fundamental que seu pet shop obtenha registro nos órgãos competentes para isso é necessário contratar uma empresa contábil, a OkayNow Contabilidade é especializada em empresas de pet shop.
Te ajudamos desde o registro da abertura da empresa, nas dúvidas do dia a dia, no planejamento, na contratação de funcionários, na geração de impostos e entrega de obrigações acessórias.
Além disso seu Pet Shop pode atuar em diversas formas de tributação, porém é preciso analisar e ter o conhecimento necessário para comparar qual o regime que tem maior vantagem com o menor imposto.
Isso tudo é feito com o planejamento tributário que oferecemos sem custo para quem quer iniciar sua empresa.
Para quem já possui Pet Shop, na migração da troca de contabilidade fazemos todo diagnostico sem custo, caso precise mudamos a forma de tributação para que seu Pet Shop atue de forma correta e se precisar fazemos o processo administrativo de recuperação de impostos pagos indevidamente.
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